Tratamento para Ansiedade
O que é Ansiedade?
​
Ansiedade é a emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior, muitas vezes acompanhada de comportamento nervoso.
Pode ser descrita como um sentimento de terror por eventos antecipados, tal como uma sensação de morte.
É a expectativa de uma futura ameaça.
Como saber se a Ansiedade que sinto é um transtorno?
​
Nos transtornos de ansiedade, a pessoa pode ter um sentimento de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco, como uma reação exagerada a uma situação que é interpretada como ameaçadora.
​
É muitas vezes acompanhada por tensão muscular, inquietação, fadiga e problemas de concentração. Ou seja, a ansiedade pode ser apropriada, mas quando experimentada regularmente e desproporcionalmente, pode configurar um transtorno de ansiedade.
Quais são os Tipos de Transtornos de Ansiedade?
​
É comum a apresentação de mais de um diagnóstico em um mesmo paciente. Seguem abaixo os principais transtornos de ansiedade:
Transtorno do Pânico
Nesse transtorno, ocorrem crises recorrentes e súbitas de ansiedade intensa acompanhada de outros sintomas muito desconfortáveis como palpitações, dores no peito, sensações de falta de ar, tonturas, sentimentos de irrealidade, medo de morrer, de perder o controle ou de ficar louco. Essas crises costumam ser imprevisíveis e duram, em média, 15 minutos.
Agorafobia
É caracterizada por medo de estar exposto a multidões, locais públicos e medo de estar sozinho. O paciente com agorafobia costuma evitar situações sociais e de transporte (pegar metrô e avião, por exemplo).
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
A pessoa que sofre de TAG sente ansiedade relacionada a diversas áreas de sua vida, inclusive podem interpretar pequenos problemas do cotidiano como se fossem enormes ou insolúveis. É uma ansiedade persistente e de longo prazo em que o paciente pode manifestar tremores, tensão muscular, transpiração excessiva, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto no estômago. Podem ocorrer pensamentos recorrentes relacionados ao medo de que o próprio paciente ou seus familiares sejam acometidos por alguma doença ou acidente.
Fobia Social
Medo exagerado de exposição à observação de outras pessoas, levando à evitação situações sociais. O paciente manifesta muito medo de ser julgado, de passar vergonha e de receber críticas. Geralmente está acompanhada de sentimentos de baixa autoestima.
​
Quando expostos a essas situações sociais, como dar uma aula ou palestra ou falar em público, os fóbicos sociais costumam manifestar rubor facial, palpitações, tremor das mãos, náuseas, gagueira, sensação de desmaio e dificuldade de concentração.
Algumas pessoas também podem ter os mesmos sintomas relacionados a comer ou a escrever em público.
Por vezes, a simples lembrança ou imaginação de uma situação pode desencadear sintomas de ansiedade.
Fobias Específicas
São medos extremos limitados a situações altamente específicas. Ainda que a situação desencadeante seja inofensiva, o contato com ela pode desencadear um estado de pânico para a pessoa com esse diagnóstico.
Medos extremos de dentista, de altura e de barata são bastante comuns e podem configurar a fobia específica.
O transtorno obsessivo compulsivo, por mais que tenha íntima relação com a ansiedade, não tem sido mais classificado como um transtorno de ansiedade pelos manuais diagnósticos mais atualizados.
Como Saber se é Ansiedade ou um Infarto​?
​
O infarto agudo do miocárdio pode causar dores no peito, falta de ar, tremores, sudorese, palpitações e náuseas. Sintomas físicos muito semelhantes podem ocorrer em casos de ansiedade extrema.
​
No caso de ocorrência desses sintomas, procure um serviço de urgência para que você seja examinado por um médico e realize os exames necessários para descartar alguma afecção cardíaca.
Se ficar constatado que você está bem clinicamente, o médico lhe encaminhará para tratamento com psiquiatra. Ao longo do tratamento, o paciente costuma aprender a identificar quando seus sintomas têm origem na ansiedade.
​
Como Deve ser o Tratamento dos Transtornos de Ansiedade?
​
Os transtornos de ansiedade são tratados com antidepressivos. O uso de benzodiazepínicos e outras classes de medicações pode ser indicado em alguns casos. Além disso, atividade física e psicoterapia de linha comportamental é indicada na maioria dos casos.
Médica formada pela Universidade de São Paulo e psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da USP, tendo realizado subespecialização em Psiquiatra Forense pelo mesmo instituto. Professora convidada da Pós-Graduação em Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria da USP. Perita no Tribunal de Justiça de São Paulo de 2017 a 2020. Coordenadora da Área de Saúde Mental e Diretora Substituta da Área da Saúde do Ministério Público do Estado de São Paulo de 2016 a 2023. Mestre em Raciocínio Probatório pela Universidade de Girona e Gênova e mestre e doutoranda em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo.
​
Trabalha com atendimento clínico psiquiátrico para o tratamento de transtornos mentais, realização de perícias e assistência técnica (auxílio em processos judiciais).
​
Também tem experiência em atendimentos de emergências psiquiátricas em Pronto Socorro e acompanhamento de pacientes em regime de internação.
As consultas têm duração média de uma hora, já que a Dra. Christina valoriza o entendimento global do paciente.
Dra. Christina Fornazari
CRM-SP: 156.680
Atendimento via Telemedicina
​
Atenção: devido à atual pandemia de Covid-19, a Portaria 467 de 20/03/2020, do Ministério da Saúde, autorizou o uso da Telemedicina. Dessa forma, estou disponibilizando também atendimentos por vídeo, além dos presenciais. Para mais informações e agendamento de consulta, fale conosco através dos contatos disponibilizados aqui.